Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Cheesecake de mirtilos (blueberries)

Cheesecake de mirtilos (blueberries)

CheesecakeDeMirtilos3_CozinhandoPara2ou1

Demorei muito para tomar coragem de provar cheesecakes porque nunca fui muito fã de doces com sabor de queijo (bolo de fubá, queijadinha etc.), mas ainda bem que superei este preconceito. Como o “queijo” usado como base para esta maravilhosa torta é o cream cheese, seu sabor é tão suave que é quase imperceptível, principalmente com a combinação de delícias como a base de biscoito (e eu tenho uma dica para deixá-la ainda melhor) e uma geleia molinha que a gente mesmo faz.

Resumindo, é tanta coisa boa que não tem nem como ficar ruim. Por isso, escolhi esta receita como uma super sobremesa para as nossas ceias das Festas de Fim de Ano. Sim, é um pouquinho trabalhosa de preparar, afinal são três camadas, mas é tudo tão fácil que vale a pena!

Para a base do cheesecake:
135g. ou 2/3 do pacote de bolacha/biscoito maisena ou de leite (eu gosto de usar o de leite maltado light, acho mais saboroso)
1/4 xícara de manteiga derretida

Para o recheio do cheesecake:
150g. de cream cheese em temperatura ambiente (pode ser light)
2 colheres de sopa de mel
1 ovo + 1 gema
200g. de creme de leite (pode ser o leve)
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de sopa de limão espremido

Para a cobertura do cheesecake:
1 1/2 xícara de mirtilos (blueberries)
1/4 xícara de açúcar ou o equivalente em adoçante, se preferir
1/4 xícara de água

Triture os biscoitos no liquidificador ou processador de alimentos (ou então coloque-os em um saco plástico grosso e amasse-os com o rolo de macarrão). Depois disso, coloque em uma tigela e misture com a manteiga até obter uma farofa grossa. Cubra o fundo de uma forma com fundo falso de 17cm. de diâmetro, pressionando bem, e leve à geladeira para firmar.

Na batedeira ou com um fuet (batedor de arame), misture bem o cream cheese com o mel. Em seguida, junte o ovo, bata e depois envolva a gema, até ficar homogêneo. Adicione o creme de leite e a baunilha e, quando estiver tudo muito bem misturado, finalize com o limão.

Despeje o recheio sobre a base de biscoito e leve ao forno preaquecido em 180ºC por mais ou menos 35 minutos ou até que fique firme.

Enquanto isso, prepare a geleia para a cobertura. Coloque metade das frutinhas em uma panela com o açúcar e a água e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que elas comecem a se desfazer. Acrescente, então, o restante dos mirtilos e deixe cozinhar por mais uns 5 minutos.

Dica: se preferir, use outras frutas, como amoras, framboesas, morangos, cerejas, cranberries etc.

Retire o cheesecake do forno, espere esfriar, cubra com plástico filme e deixe na geladeira por mais 1 hora. Espere a cobertura esfriar também e coloque-a em um pote limpo com tampa.

Com o cheesecake já gelado, desenforme-o e distribua a geleia em temperatura ambiente por cima, deixando que ela escorra um pouco pelas laterais. Se preferir, já deixe o cheesecake com a cobertura na geladeira e desenforme somente na hora de servir (eu fiz isso é a geleia “tingiu” de roxo o creme de queijo).

Esta quantidade rende 4 pedaços grandes ou até 6 menores.

CheesecakeDeMirtilos_CozinhandoPara2ou1

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram