Você está aqui:  / Acompanhamentos / Como fazer / Como fazer um ovo pochê perfeito

Como fazer um ovo pochê perfeito

OvoPoche_CozinhandoPara2ou1

Costumo dizer que me considero meio vegetariana de araque (uma vez que quase não como carne — mais porque não gosto muito mesmo, sem ideologias e etc.) mas nunca conseguiria virar vegan pois não vivo sem laticínios e ovos. Para mim, qualquer refeição pode ser facilmente substituída por essa combinação, seja em um sanduíche ou em alguma outra preparação.

O ovo frito é, sem dúvida alguma, minha forma preferida para comer ovos. Aliás, modéstia a parte, preparo o melhor ovo frito do mundo. Mas, como é frito, não dá para abusar muito. E também para variar, aprendi a gostar de ovo pochê — que nada mais é do que o ovo “frito” em água ou cozido mas sem a casquinha em volta.

Juro que achava uma tarefa impossível de ser realizada sem muita experiência na cozinha, mas aos poucos fui aprendendo umas dicas que ajudam muito e deixam o preparo bem fácil. Pois finalmente compartilho aqui meus truques para o ovo pochê perfeito.

1 ovo
500ml. de água + um pouco de água bem gelada
1 colher de sopa de vinagre
1 pedaço de plástico filme
1/2 colher de chá de azeite
Sal e pimenta do reino a vontade

Antes de começar, um pouquinho de teoria. Apesar de acharmos que o ovo é composto por duas partes (gema e clara), a clara, na verdade, tem uma parte mais firme e outra mais fluida. Para que o ovo pochê fique perfeito, devemos utilizar a gema e a clara mais firme.

Para separar as partes, quebre o ovo sobre uma peneira fina, com cuidado para não estourar a gema, e deixe que a clara mais fluida escorra em um recipiente (esta parte pode ser utilizada em outras receitas, como ovos mexidos ou crepiocas).

OvoQuebrado

Enquanto isso, coloque a água e o vinagre em uma panela pequena e leve ao fogo alto até ferver. Quando a água borbulhar, diminua o fogo para o mínimo.

Corte um pedaço grande de plástico filme e coloque sobre um prato fundo ou tigelinha, deixando o centro mais baixo para caber o ovo. Espalhe o azeite sobre o plástico e despeje o ovo coado sobre ele, puxando as pontas do plástico para cima, formando uma trouxinha.

ComoFazerOvoPoche_CozinhandoPara2ou1

Com a água ainda bem quente mas sem muitas bolhas, mergulhe a trouxinha com o ovo e vá fazendo movimentos circulares por 3 minutos para que a clara embranqueça. Depois disso, corte o plástico com uma tesoura, solte o ovo na água e deixe-o cozinhar por mais 1 minuto. (Caso prefira a gema mais pastosa, acrescente 3 minutos a este tempo.)

Com uma escumadeira, retire cuidadosamente o ovo da panela e coloque-o em um recipiente com a água bem gelada para que o ovo pare de cozinhar (se deixar na água gelada por mais de 30 segundos ele pode esfriar demais).

Escorra bem o ovo e sirva-o em seguida temperado com sal e pimenta do reino. Eu gosto de acompanhar com uma salada verde ou com torradas de pão de forma.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram