Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Saladas e molhos / Salada alemã de batatas com maionese de iogurte (Kartoffelsalat mit Joghurt Mayonnaise)

Salada alemã de batatas com maionese de iogurte (Kartoffelsalat mit Joghurt Mayonnaise)

Ir à Alemanha e não provar esta salada é uma missão difícil: quando você menos espera ela aparece na sua mesa. Exitem inúmeras variações, sempre com a batata como personagem principal, mas a minha preferida é esta com uma maionese bem leve e saborosa. Vi minha “mãe” alemã preparar algumas vezes e acho que não esqueci de nada — o resultado ficou ótimo como a salada dela.

Ah, as ervilhas são por minha conta, para dar uma corzinha a mais ao prato (aliás, lembrei agora que na minha escola de lá sempre adicionavam vagem também à salada, portanto fica uma dica de variação).

Salada alemã de batatas com maionese de iogurte (Kartoffelsalat mit Joghurt Mayonnaise)

2 ou 3 batatas (dependendo do tamanho)
2 ou 3 colheres de sopa de bacon em cubinhos (dependendo da preferência)
1 maçã pequena sem casca ralada ou em cubinhos (opcional)
+/- 1/2 xícara de ervilhas frescas ou congeladas (opcional)

Para o molho de maionese de iogurte:
1 dente de alho bem picadinho ou amassado
1/2 colher de sopa de mostarda
4 colheres de sopa de iogurte natural (não adoçado)
+/- 4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de ervas frescas picadinhas
1 pitada de pimenta calabresa desidratada
1/2 colher de chá de páprica defumada
2 colheres de sopa de vinagre (de preferência de maçã)
Sal e pimenta do reino a vontade

Lave bem as batatas e corte-as em cubos não muito pequenos com a casca. Coloque-as em uma panela com água fria e leve ao fogo alto. Quando levantar fervura, abaixe o fogo, adicione +/- 1 colher de sopa de sal e deixe cozinhar por 10 minutos (elas devem ficar macias mas ainda bem firmes). Depois disso, escorra-as bem.

Enquanto as batatas cozinham, prepare o molho de maionese de iogurte. Em uma tigela, misture o alho, a mostarda e o iogurte. Com um batedor (fouet), vá batendo o molho enquanto adiciona um fio de azeite até obter um creme homogêneo (ele não precisa ficar firme). Acrescente a pimenta calabresa, a páprica e o vinagre e tempere com sal e pimenta do reino. Dê mais uma mexidinha e deixe na geladeira.

Em uma frigideira, doure o bacon em sua própria gordura até ficar crocante. Adicione as batatas cozidas por uns 3 a 5 minutos, sempre mexendo bem para pegar o gostinho do bacon. Por fim acrescente a maçã e as ervilhas e, depois que tudo estiver aquecido, apague o fogo e espere que esfriem um pouco.

Envolva os ingredientes ainda mornos com o molho. Você pode servir em seguida ou então esperar que a salada esfrie, mantendo-a sempre na geladeira.

Esta quantidade serve bem duas pessoas ou até três e pode ser complementada com uma salada de folhas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram