You are here:  / Massas e molhos / Mac ‘n’ cheese (macarrão tradicional americano com creme de queijo gratinado no forno)

Mac ‘n’ cheese (macarrão tradicional americano com creme de queijo gratinado no forno)

wpid-img_20130603_11155431.jpg

A comida norte americana é conhecida por ser simples e calórica — o que não deixa de ser verdade na maioria das vezes. O tradicional macaroni & cheese é um exemplo um pouco menos trash mas bem saboroso, que faz parte do repertório de toda cozinha estadunidense. Experimente na sua!

2 porções de macarrão caracol/serpentini (ou outro corte curto de massa)
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 1/2 xícara de leite
1 xícara de queijo ralado (cheddar* ou parmesão ou metade de cada)
1 colher de chá de molho de mostarda
1 pitada de noz moscada ralada
1 colher de chá de páprica doce
4 colheres de sopa de pão amanhecido ralado ou de farinha de rosca
1 colher de chá de ervas finas desidratadas
Sal e pimenta do reino a vontade
+/- 2 colheres de chá de manteiga para untar

Cozinhe o macarrão pela metade do tempo indicado na embalagem.

Enquanto isso, separe 5 colheres do sopa de queijo ralado e misture com o farelo de pão/farinha de rosca e as ervas finas. Reserve.

Em outra panela, derreta a manteiga e acrescente a farinha. Mexa para cozinhar até começar a aparecer uma espuma. Adicione o leite aos poucos, misturando bem para não empelotar. Tempere com pimenta do reino a vontade e, quando começar a engrossar, coloque o restante do queijo, a mostarda, a noz moscada e a páprica no creme. Continue mexendo até o queijo derreter e ficar um molho espesso. Experimente e, se precisar, corrija o sal.

Envolva o macarrão com o molho e coloque-o em um refratário que possa ir ao forno untado com um pouquinho de manteiga. Distribua por cima a mistura de queijo com pão/farinha de rosca e leve ao forno pré-aquecido em 280°C por 15 a 20 minutos ou até gratinar. Sirva em seguida.

*Dica: use queijo cheddar de verdade ralado (você o encontra em grandes redes de supermercados) e não aqueles molhos em pó ou pasta para que o creme não fique com sabor muito forte ou artificial. Na falta do cheddar, faça como eu e use apenas o parmesão.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

5 Comments

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

dezenove − dezessete =

Arquivos

Categorias

Blog Saboroso no Receitas na Rede
mytaste.com.br

Acompanhe nosso Instagram