Você está aqui:  / Matinais / Pães e biscoitos / Pão de forma fácil (liquidificador)

Pão de forma fácil (liquidificador)

wpid-img_20130303_093026

Até ontem, tinha feito pão uma única vez, há mais de 15 anos, com uma receita deliciosa da minha bisavó — que aliás preciso recuperar.

Panificação nunca foi muito a minha praia, mas ganhei uma forminha e resolvi tentar de novo. Achei um recorte com a receita da Palmirinha e não tinha como dar errado.

Além de tudo, ficou lindo!

Pão de forma fácil (liquidificador)

1/2 xícara de leite morno
1 ovo
1/4 xícara de óleo
1 tablete de fermento biológico fresco ou 1 colher de sopa de fermento biológico seco granulado
1 1/2 colher de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 1/2 xícara de farinha de trigo

Bata no liquidificador o leite (antes, coloquei-o gelado por 45 segundos no microondas para ficar morno), o óleo, o ovo e o fermento (esfarelado, se for em tablete) até ficar homogêneo. Acrescente o açúcar e o sal e bata mais um pouco.

Despeje a mistura em uma tigela e misture a farinha aos poucos até ficar totalmente integrada. Coloque a massa (ela fica bem mole mesmo, como massa de bolo) em uma forma de pão pequena, untada e enfarinhada, e deixe descansar (sem cobrir) até dobrar de tamanho. Deixei dentro do microondas desligado por pouco mais de 30 minutos.

Leve ao forno pré-aquecido na temperatura mínima (150°C a 180°C) por mais ou menos 30 minutos, até ficar com a superfície dourada. Não abra o forno antes de 25 minutos para evitar que o pão abaixe.

Para fazer um pão maior, basta dobrar a receita. Entretanto, como não tem conservantes, sugiro fazer menor e consumi-lo todo em 3 ou 4 dias, no máximo.

Caso queira, você pode fatiar o pão é congelar as fatias por até 3 meses. Para descongelar, é só colocar direto do congelador para a torradeira ou uma frigideira seca em fogo baixo.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

21 Comentários

  • Ariana Pazzini

    /

    Lu! Que lindo! Fofinho! Farei com certeza por aqui tbm!!!
    A forma que vc diz é a de bolo ingles ou aquela de pao de forma mesmo?

  • Luciana C.

    /

    Ih, menina, agora você me pegou… não sei qual é a diferença entre as duas formas (pra mim era tudo igual!). =O

  • Nilza Marques

    /

    Tenho intolerância à lactose! vou fazer a receita do pão, substituindo o leite comum, por leite de nozes. Depois, vou dizer o resultado, pois existem muitas pessoas que como eu, não podem ingerir leite e, seus derivados.

  • Luciana C.

    /

    Oi, Nilza.
    Você fez o pão? Deu certo? Fiquei curiosa para saber o resultado. 🙂

  • Ana

    /

    Uma delícia e fácil de fazer

  • Luciana C.

    /

    Ana, adoro esse pão porque é super fácil de fazer… faço quase toda semana!

  • Denise Silva

    /

    Gostaria de saber como faço para deixar este pão 100% integral sem que ele fique duro ou nem chegue a crescer como a maioria dos pães integrais caseiro.Desde já agradeço

  • Luciana C.

    /

    Denise, uma características dos pães 100% integrais é que eles ficam mesmo mais pesados mesmo, por causa justamente da maior quantidade de fibra na massa.
    Já fiz algumas vezes uma versão quase que totalmente integral e gostei do resultado (http://cozinhandopara2ou1.com/2013/02/26/pao-de-forma-de-liquidificador/). Mas a minha versão preferida é feita com farinha integral e uma parte de aveia e com mel, que fica muito mais interessante (http://cozinhandopara2ou1.com/2013/03/19/pao-de-forma-integral-com-aveia-e-mel-liquidificador/).
    Espero ter ajudado!
    Volte sempre 🙂

  • Camila Gomes Cordeiro

    /

    queria saber qual o ponto da massa…com essa quantidade de farinha minha massa ta muito grudenta, é assim mesmo?

  • Luciana C.

    /

    Camila, geralmente os pães de forma não são sovados nem modelados, então a massa fica mesmo “grudenta”, mais parecida com massa de bolo. 😉

  • Ader

    /

    Luciana, adorei o pão e já fiz umas duas vezes. Porém eu acho que ele não fica muito firme… Quando eu vou cortar ele tende a despedaçar, e não dá nem pra passar manteiga direito, pq ele desfaz. O que estou fazendo errado?

    Adoro seu site, vc é ótima!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Ader. Tudo bem? Obrigada pela visita e pelo comentário 🙂
    Eu faço este pão sempre e nunca tive esse problema. Assim de longe e sem ver o seu pão é difícil tentar adivinhar o que pode estar dando errado, mas você já tentou mudar a marca da farinha ou do fermento que está usando? Pode ser isso…
    Abraço e volte sempre!

  • Camila

    /

    “1 tablete ou 1 colher de sopa de fermento biológico”, seria 1 tablete do fresco ou uma colher de sopa do biológico seco, ou a medida da colher diz respeito ao fermento fresco, tbm?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Camila, é isso mesmo: 1 tablete de fermento biológico fresco ou 1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo.
    Beijo e volte sempre!

  • Flor

    /

    Adorei, muito fofinho e super fácil de fazer….. acho que vou começar a fazer mais pães caseiros. Obg

  • Márcia

    /

    Gostei da massa. O sabor da massa vai mais para o salgado. Aprovado!

  • SONIA MARIA

    /

    ACHO Q EH O PAO MAIS FOFINHO E GOSTOSO QUE JÁ FIZ, MTO BOM PARABÉNS!!

  • karolseocesti

    /

    Olá. Fiz este pão maravilhoso. Ficou ótimo! Gostaria de saber de onde vem a sua bandeja da foto? Eu tenho um jogo idêntico que era da minha vó. Ela ganhou de casamento no ano de 1950 ( se não me falha a memória)

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Karol!
    Esta bandeja faz parte de um conjunto de 3 com tamanhos diferentes. Ela é da minha mãe, provavelmente presente de casamento ou herança de alguém. Linda, né? 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram