Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Terrine de jabuticaba e cream cheese com castanhas e chips crocantes

Terrine de jabuticaba e cream cheese com castanhas e chips crocantes

TerrineJabuticabaECreamCheese_CozinhandoPara2ou1

Esta in-crí-vel terrine de cream cheese, geleia de jabuticaba e castanhas, acompanhada com chips crocantes coloridos é a marca registrada da chef Dani Padalino, da Banqueteria Nacional. Todos os eventos que ela faz começam com esta delícia pois, segundo ela, dá sorte.

Na primeira vez em que vi esta terrine, confesso que achei um negócio estranho, não entendi direito o que era. Mas a curiosidade foi maior e foi amor à primeira mordida — a mistura de texturas e sabores é uma coisa indescritível! Como não dá para ter banquetes da Dani Padalino sempre, resolvi testar a receita em casa. Obviamente não é a mesma coisa, mas faz super bonito para receber visitas enquanto o jantar não fica pronto.

350g. de cream cheese
100g. de geleia de jabuticaba
50g. de castanhas-do-pará picadas
Chips de leguminosas e/ou frutas para acompanhar (clique no LINK para ver como preparar chips de legumes em casa)

Forre uma fôrma ou tigela de 8 centímetros de diâmetro com filme plástico deixando uma borda suficiente para cobrir a superfície (eu fiz duas camadas para garantir). Divida o cream cheese em três partes iguais, a geleia em duas partes e a castanha em três partes.

Queria muito ter feito a geleia em casa, mas como a ansiedade era muito grande para testar a receita, resolvi comprar uma pronta mesmo.

ComoFazerTerrineDeGeleia_CozinhandoPara2ou1

Cubra o fundo com uma parte de cream cheese, uma de geleia e uma de castanha, espalhando com uma espátula ou colher. Repita o processo reservando uma parte da castanha. (Eu esqueci de colocar as castanhas no meio da terrine, então joguei tudo por cima no fim.)

Feche a terrine com a borda do plástico filme e levar à geladeira por pelo menos 8 horas para firmar. Depois, desenforme em um prato e salpique com a última parte de castanha reservada.

TerrineDeJabuticabaECreamCheese_CozinhandoPara2ou1

Distribua os chips no prato ao redor da terrine — eu usei uma embalagem de chips Roots to Go, que a gente ganhou no Encontro Gourmet, com chips de mandioca, cará, batata doce e beterraba. Se preferir, prepare Chips de legumes em casa ou acompanhe de torradinhas.

Sirva em seguida, usando os chips para pegar porções da terrine. Esta quantidade serve entre duas e quatro pessoas como antepasto ou petisco.

Aqui embaixo, a terrine preparada pela chef Dani Padalino e servida aos participantes do EG. Estava tão boa que acabou rapidinho!

TerrineBanqueteriaNacional_AnaCarolinaSantos

Foto: Carolina Andrade

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram