Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Entradas e petiscos / Sanduíches / Geleia de pimenta caseira

Geleia de pimenta caseira

Faz bem pouco tempo que perdi meu paladar infantil — aquela coisa de dizer que só gosta de macarrão, bife e batata frita — pois foi quando comecei a ter coragem de experimentar sabores que inicialmente eu não gostava mesmo sem ter conhecido direito. Até hoje não topei provar jiló e quiabo (por puro preconceito), mas acho que estou no caminho.

A pimenta é muito presente na minha família (minha mãe gosta tanto que chega a comer pimenta pura com pão), mas ela sempre chegou à mesa em separado, assim quem queria colocava direto no prato. Eu comecei a consumí-la por causa de um vinagrete de feijoada que meu pai ama, de gotinha em gotinha, e hoje perdi o medo — amo comida mexicana principalmente pelo ardido do chilli.

A geleia de pimenta eu me convenci a comer muito mais pelo açúcar do que pela ardência mas foi paixão à primeira saboreada (existe isso? haha). O que mais me agrada nela é sua versatilidade: vai bem desde servida apenas com torradinhas até para glacear carnes assadas. E o melhor: é super fácil de fazer!

Geleia de pimenta caseira

3 pimentas dedo de moça grandes
1 maçã pequena ralada
1/2 xícara de limão espremido
1/2 xícara de água
1 xícara de açúcar

Rale a maçã descascada e corte as pimentas (eu deixo as sementes de apenas uma para que fique picante mas não muito,porém você pode deixar mais ou menos, de acordo com sua preferência).

Dica importante: se você não tiver uma luva, proteja sua mão com um saquinho plástico limpo. Durante o manuseio, os óleos e essências da pimenta são absorvidos pela pele e, mesmo depois de lavá-la bem, coçar os olhos pode virar um tormento. Lembre-se disso!

ComoFazerGeleiaPimenta_CozinhandoPara2ou1

Em uma panela, leve ao fogo baixo a maçã, as pimentas, o caldo de limão, a água e o açúcar, sem mexer. Quando começar a formar uma calda, retire do fogo e bata em um liquidificador ou processador de alimentos, deixando os pedacinhos de pimenta maiores ou menores, como preferir.

Depois disso, retorne a geleia à panela e deixe engrossar até o ponto de calda grossa (tipo aquelas de sorvete) — lembre-se de que ela engrossa um pouco mais quando esfria. Retire do fogo, coloque em potes esterilizados e conserve na geladeira por até duas semanas.

Esta quantidade rende mais ou menos 250g. de geleia de pimenta.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

14 Comentários

  • Giulia Ciavatta

    /

    Adorei! Muito fácil mesmo! E sobre experimentar quiabo… humm, não tenha medo! Um quiabo bem feito é muuuuito gostoso! Eu amo!

  • Luciana C.

    /

    Giulia, meu único receito em provar quiabo é dar o azar de comer justo um não muito bom e não curtir. Mas estou trabalhando nisso. 😉

  • Cristiane

    /

    Olá!
    Acabei de fazer a geléia e ficou uma delicia, de comer de colher rs. Antes de processar, percebi que não estava muito ardida, dai coloquei mais sementes e ficou bem picante. Para quebrar um pouco o picante, introduzi mais 1 maçã ralada, um pouco mais de suco de limão e açúcar. Deu certo, mas tentem seguir a receita que não tem erro.

  • Luciana C.

    /

    Sou suspeita, mas amo essa geleia, Cristiane. Fica ótima com tudo! Experimenta pincelar sobre um filézinho de frango grelhado pra vc ver. 😉
    beijo

  • Cris

    /

    Estou fazendo a geléia, espero q fique boa…

  • Jorge Oliveira

    /

    Experimentei essa geleia de pimenta dedo de moça e gostei muito. Vou fazer a receita para ver como fica 😉

  • Luciana Carpinelli

    /

    Jorge, faça sim que fica uma delícia! 🙂

  • katiane griebeler

    /

    existe outra pimenta que eu posso usar para fazer a geleia?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Katiane, não conheço nenhuma variação desta receita. Acho que você poderia testar com outra pimenta, acredito que daria certo.
    Abraço e volte sempre! 🙂

  • ciro natan

    /

    se não tiver pimenta dedo de moça pode usar malagueta ou outro tipo de pimenta?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Ciro, nunca tentei e nem experimentei geleias com outras pimentas, mas imagino que dê para fazer a substituição.
    Abraço.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram