Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Saladas e molhos / Caesar Salad light (salada de alface com croutons, parmesão, molho caesar light e frango grelhado)

Caesar Salad light (salada de alface com croutons, parmesão, molho caesar light e frango grelhado)

Nos dias mais quentes parece que a fome diminui. É nessa época de verão que eu abuso das saladas para substituir os pratos quentes e uma das minhas preferidas é a Caesar Salad.

Para deixá-la ainda mais leve, preparo o tradicional molho caesar com iogurte e acrescento um filézinho de frango para complementar a refeição. Além de bonita, fica deliciosa (e mata a fome!). 🙂

Caesar Salad light (salada de alface com croutons, parmesão, molho caesar light e frango grelhado)

Para o Molho Caesar Light:
1 dente de alho amassado ou ralado
1 filé de anchova bem picadinho (ou pasta de anchovas)
1 colher de chá de mostarda (preferencialmente dijon)
1 colher de chá de molho inglês
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado fino
2 colheres de sopa de iogurte natural não adoçado (ou de maionese)
1 colher de sopa de limão espremido
+/- 1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a vontade

Para a montagem da salada Caesar:
Folhas de alface americana ou romana
Croutons
Queijo parmesão ralado grosso
Filé de frango grelhado (opcional)

Para preparar o molho caesar, coloque em uma tigela o alho, o filé de anchova (eu nunca tenho em casa, então não costumo usar), a mostarda e o molho inglês e misture bem para integrá-los. Depois acrescente o queijo ralado fino, o iogurte (eu substituo a maionese para ficar mais leve) e o limão e vá batendo rapidamente com um garfo ou fouet enquanto despeja o azeite em fio para obter um creme homogêneo. Tempere com sal e pimenta do reino e leve à geladeira.

Separe os croutons, que podem ser comprados prontos ou feitos rapidamente em casa com esta receitinha. Estes da foto eu fiz com fatias de pão integral.

A receita original da salada Caesar não inclui o filé de frango, mas ela aparece em diversos cardápios com este complemento. Como geralmente eu a faço como prato único, incluo a proteína para que a refeição fique mais completa. Costumo temperar o frango com sal, pimenta do reino, uma pitada de cominho em pó e limão espremido pelo menos uns 15 minutos antes de grelhá-lo na frigideira antiaderente sem nenhum tipo de gordura. Depois disso, corto em tiras e deixo esfriar um pouco para que a alface não murche.

Para a montagem, rasgue as folhas de alface e coloque-as em uma tigela. Despeje metade do molho e misture bem para distribuí-lo sobre todos os pedaços. Com as folhas temperadas, monte a base da sua Caesar Salad em um prato ou travessa. Espalhe por cima os croutons, as tiras de frango grelhado (se for usar) e salpique parmesão ralado grosso (sem exagero para que o queijo não se sobreponha ao molho). Finalize com o restante do molho.

Esta quantidade serve muito bem uma pessoa.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram